Plano de conectividade entre Unidades de Conservação e outras áreas protegidas no Oeste Paulista

Projetos Realizados

Cliente: Instituto IPÊ

Em 2019 a Geonoma foi a empresa responsável pela seção de flora e vegetação de um projeto amplo e complexo, encabeçado pelo Instituto Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas) e realizado na região do Pontal do Paranapanema, no interior de São Paulo.

Este projeto teve como principal objetivo realizar um plano de conectividade entre os remanescentes florestais de Mata Atlântica Semidecídua do Oeste Paulista, através da criação de um grande corredor ecológico que pudesse interliga-los a partir da criação de Unidades de Conservação (UC).

A equipe da Geonoma Florestal elaborou uma lista de espécies com ocorrência na região, analisou estudos para apontar as lacunas de conhecimento sobre a flora local e realizou uma descrição detalhada da vegetação da área de estudo.

Essas informações possibilitaram a avaliação dos fragmentos de floresta para delinear quais deles teriam maior potencial de se tornarem UCs.

Um dos remanescentes com maior potencial para tanto é a “Mata Maturi”, área de floresta nativa no município de Presidente Epitácio que engloba várias Reservas Legais e abriga uma flora relevante, inclusive com a presença de Apuleia leiocarpa (garapeira) espécie ameaçada de extinção.

Também foram levantadas e avaliadas áreas que poderiam se tornar UCs de uso sustentável, ou seja, que possibilitassem algum retorno econômico para os proprietários de terras e moradores da região para assim concatenar a conservação com a geração de renda.

Confira outros projetos ambientais realizados pela Geonoma.

Clientes

Consulta Personalizada

Solicite uma análise e um orçamento.

    apartmentenvelopephone-handset