Inventário de espécies arbóreas na Flona Tapirapé-Aquiri, no Pará

Projetos Realizados

Cliente: Vale

Este projeto, finalizado em 2019, foi realizado pela equipe da Geonoma na região norte do Brasil, mais especificamente na Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri, localizada em Marabá e São Félix do Xingu - PA, reserva sobe domínio do Bioma Floresta Amazônica e cuja administração é feita pela Vale.

Na área, a Geonoma foi responsável pelo trabalho de campo de um projeto que teve como objetivos executar um inventário florestal censitário na Flona, realizar observações fenológicas, mapear, selecionar e marcar pelo menos 10 indivíduos adultos de cinco espécies arbóreas ameaçadas de extinção e coletar sementes das árvores amostradas.

Nossa equipe percorreu uma extensa área da reserva, onde foram registradas mais de 1500 indivíduos pertencentes a 124 espécies de árvores através do inventário florestal censitário.

Quanto às árvores ameaçadas de extinção, foram encontradas mastrizes suficientes de quatro espécies: a castanheira (Bertholletia excelsa), a itaúba (Mezilaurus itauba), o cedro-rosa (Cedrela fissilis) e o amarelão (Apuleia leiocarpa), todas secundárias tardias, de crescimento lento e muito visadas pela sua madeira.

Entretanto, em relação ao mogno (Swietenia macrophylla), a quinta espécie pré-determinada, conseguimos mapear e marcar apenas seis indivíduos adultos em toda a área investigada. Esse resultado é reflexo de um alto índice de raridadedessa espécie em sua área de distribuição: apenas uma árvore adulta a cada 10 hectares de floresta.

Por fim, a partir dos dados e informações fornecidos e analisados pela equipe da Geonoma, nosso cliente terá a sua disposição um banco de dados eficiente para prover coletas de sementes de importantes espécies arbóreas florestais da Amazônia.

Confira outros projetos ambientais realizados pela Geonoma.

Clientes

Consulta Personalizada

Solicite uma análise e um orçamento.

    apartmentenvelopephone-handset