Avaliação e Monitoramento de Ações de Restauração Ecológica

Projetos Realizados

Cliente: Arcadis

A restauração florestal é uma atividade que pode ser implementada através de vários métodos e tem como principal objetivo promover dinâmicas naturais do ecossistema, como a sucessão ecológica.

Entretanto, a restauração florestal é um processo multivariado cujo final não é claramente definido e que necessita de avaliações periódicas para que se tenha noção da necessidade de novas intervenções de manejo que garantam o andamento da sucessão ecológica numa determinada área.

Essa avaliação, aliada a um meticuloso monitoramento, necessários para mensurar a restauração florestal em áreas degradadas, é um dos serviços realizados pela Geonoma.

Um trabalho dessa natureza foi executado em 2018 em uma fazendo localizada no município de Teresópolis – RJ, onde foi iniciado um projeto de restauração florestal em 2009, após vários anos de criação de gado na área.

Nossa equipe avaliou o estado de conservação dos remanescentes de vegetação natural do local, seu potencial de regeneração e realizou o monitoramento e avaliação das áreas de restauração florestal, utilizando como referência os métodos definidos pela Resolução INEA nº 143 e 2017.

Como resultado, concluiu-se que apesar dos esforços empenhados, as áreas de plantio não poderiam ser consideradas como restauradas, uma vez que ainda havia, entre outros fatores, uma infestação muito severa de gramíneas exóticas na fazenda.

De todo modo, o trabalho de restauração florestal da área ainda poderia ser considerado bem-sucedido, uma vez que não foram observados indicativos de regressão nos processos ecológicos que estão dirigindo a sucessão da vegetação nativa.

Confira outros projetos ambientais realizados pela Geonoma.

Clientes

Consulta Personalizada

Solicite uma análise e um orçamento.

    apartmentenvelopephone-handset